Convergência Teatral

Shakespeare – vida e obras.

Posted on: 5 setembro | 2008

William Shakespeare, dramaturgo e poeta inglês, considerado como o maior dramaturgo da língua inglesa e um dos mais influentes no mundo ocidental. Suas obras consistem em 38 peças, 154 sonetos, 2 poemas de narrativa longa, e várias outras poesias. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até os dias atuais. Entre suas obras é impossível não ressaltar Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência e Hamlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that’s the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Pouco sabe-se sobre a vida de William Shakespeare. Nascido e criado em Stratford-upon-Avon, aos 18 anos (segundo alguns estudiosos) casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith Quiney. Entre os anos 1585 e 1592, William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, dramaturgo e proprietário da companhia de teatro Lord Chamberlain’s Men, mais tarde conhecida como King’s Men. Parece que ele reformou a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois.

Há especulações sobre sua sexualidade, sobre suas convicções religiosas e sobre a autoria de suas peças, pois há especulativas que na realidade ele pode nunca ter existido, isto é, talvez suas obras tenham sido compostas por outras pessoas. Essa última especulação é extensa e tem diversas suposições, desde a de que esses autores assinavam como William Shakespeare, escondendo sua identidade, até a de que William Shakespeare foi provavelmente um ator passando-se como o autor das obras, que na verdade eram compostas por outros dramaturgos.

Produziu suas obras mais famosas entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças foram principalmente comédias e histórias, gêneros do qual ele refinou com sofisticação. Em seguida, escreveu principalmente tragédias até 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, considerados alguns dos melhores exemplos do idioma inglês. Em sua última fase, escreveu tragicomédias e colaborou com outros dramaturgos. Shakespeare era um respeitado poeta e dramaturgo em sua época, mas sua reputação só chegou ao nível em que está hoje a partir do século 19. O Romantismo, em particular, aclamou a genialidade de Shakespeare.

A maioria das informações que se fazem acerca de William Shakespeare são meras especulações derivadas de estudos, leituras, interpretações, pontos de vistas, hipóteses, lógicas. A única coisa que se tem certeza absoluta é que as peças atribuídas a Shakespeare marcaram praticamente todos os séculos seguintes, começando pelo tempo em que viveu.

PRINCIPAIS OBRAS :

Comédias

* Sonho de uma Noite de Verão
* O Mercador de Veneza
* A Comédia dos Erros
* Os Dois Cavalheiros de Verona
* Muito Barulho por Nada
* Noite de Reis
* Medida por Medida
* Conto do Inverno
* Cimbelino
* A Megera Domada
* A Tempestade
* Como Gostais
* Tudo Bem quando Termina Bem
* As Alegres Comadres de Windsor
* Trabalhos de Amores Perdidos
* Péricles, Príncipe de Tiro

Tragédias

* Tito Andrônico
* Romeu e Julieta
* Júlio César
* Macbeth
* Antônio e Cleópatra
* Coriolano
* Timão de Atenas
* Rei Lear
* Otelo, o Mouro de Veneza
* Hamlet
* Tróilo e Créssida
* A Tempestade

Dramas históricos

* Rei João
* Ricardo II
* Ricardo III
* Henrique IV, Parte 1
* Henrique IV, Parte 2
* Henrique V
* Henrique VI, Parte 1
* Henrique VI, Parte 2
* Henrique VI, Parte 3
* Henrique VIII
* Eduardo III

Anúncios

2 Respostas to "Shakespeare – vida e obras."

vida detalhada de shakespear

romeu e julieta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog Stats

  • 7,277 hits
setembro 2008
S T Q Q S S D
    out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: